Making of - Cartola Lolita

Fala people!!!

Ontem de noite eu estava twittando e me deu na telha de fazer uma Cartolinha de Lolita. Naquela mesma hora eu comecei a caçar restos de cosplays e vi que era possivel sem sair de casa na chuva atras de material.

Consegui concluir minha cartola e ficou uma gracinha. Vou mostrar e explicar como eu fiz.

Segue abaixo o meu Tutorial de Cartola Lolita:

Material para a Base da cartola:


  • Um cd (pode ser aquele Cd velho, é só para molde);
  • Tesoura;
  • Fita Crepe;
  • Lapiz;
  • Compasso;
  • Papel cartão.



PARTE A

Começando: Marque no papel cartão um circulo com o CD, um círculo com a parte de dentro da fita crepe e com a regua faça um retangulo de 7,5 cm de altura por 24 cm de comprimento. Recorte tudo e separe.



Bom, a ideia de nossa cartola é para ficar assim. (Imagem só para ilustrar)



Vamos a parte da Aba da cartola. Pegue a fita crepe e faça um circulo no centro interno.



E com o compasso faça outro círculo menor. Eu recomendo 1 cm para dentro. (nada impede de usar mais cm)



Recorte o centro menor e faça pequenos cortes no 1 cm e faça pequenos cortes verticais nesse 1 cm. Sua aba deve ficar como na imagem da direita.



Para vocês intenderem, no fim essas rebarbas vão prender no cinlindro da cartola.



Parte B

Agora vamos começar a montagem da cartola junto com a confeção da "capa" da cartola. Leia com atenção essa parte. Determinadas partes são complicada de entender.

Você precisa de:

  • Tecido (eu usei oxford preto de umas sobras da Fuuka)
  • Uma maquina de costura
  • Giz para tecido (muito util! pena que o meu quebrou, mas ainda é usavel i.i)
  • Linha
  • Agulha
  • Cola de contato
  • Tesoura
  • Alfinete




Vamos lá: Com base de nossos moldes Desenhe com giz de tecido duas vezes os moldes. Vamos fazer a parte de fora e forrar por dentro. Trabalho bonitinho XD Lembre de marcar o verso do tecido. Não corte ainda.



Faça o Seguinte agora. Marque 1 cm como borda de cada molde para costura. Apenas nos Retângulos coloque 2 cm (de 24 cm vai para 28 cm). Estou recomendando isso porque quando eu costurei por 0,5 cm quase me faltou tecido ^^

Na aba da cartola façam o seguinte, marque qual vai ser o lado de baixo e o lado de cima. Dê 1 cm no circulo interno para a parte de cima e 2 cm para a parte de baixo. Semelhante na imagem a baixo. Os circulos do moldes são as marcas da costura!



Vocês tem que ter 6 pedaços de tecido na mão. Reparem nos meus circulos da aba. O de cima é a parte de baixo (a que fica na sua cabeça) e a de baixo é a de cima.

Dica pessoal: Alguns tecidos desfiam demais. O Oxford é uma beleza para desfiar. Então antes de eu costurar, tenho a maniar de xulear o tecido. Para quem não sabe xulear é apenas passar uma costura zigzag num espaçamento menor na bordinha do tecido.



Vamos para a Maquina agora. Na aba coloque o lado certos um de frente ao outro, fazendo que as partes que estão de giz fiquem para fora. Faça a primeira costura no circulo de fora da aba. Deixe o circulo de dentro aberto.

Coloquei o Papel cartão da aba para testar se a costura havia ficado certa.



Vamos agora ao cilindro da cartola. Eu recomendo antes de costurar, alinhave para não costurar errado. Coloquem o lado marcado com giz para fora e marquem molde com molde. Depois mete bala na maquina. Costure o topo e feche o cilindro depois. Faça isso nos dois, capa e forro.



Voltando para o papel cartão, com a fita crepe fixe bem o topo da cartola com o cilindro. Pode dar uma abusada da fita crepe dentro e fora.




Agora vamos judiar um pouquinho da nossa cartola. Com a capa, coloque sobre o cilindro de nossa cartola e deixe todas as sobras de costura na parte lateral do cilindro. Não deixe ele ficar no topo, se não ele fica com barriguinha. Com os alfinetes, maque o centro e faça uma especie de rosas dos ventos. Alfinetando os 8 pontos e deixando o topo bem liso.



Pegue a cola de contato e na base da cartola, cole o tecido no papel cartão na parte de dentro. Lembrando que a cola de contato é necessário passar no tecido e no papel cartão. Puxe bem o tecido para não ficar errugado ou com barriguinhas.



Agora vamos a parte mais dificil. Esse eu bati cabeça. Você tem que fazer o seguinte. A aba tem que ficar do lado certo e o forro ao avesso. Sendo que a costura tem que ser na parte de baixo da aba.

Ele vai ficar um pouco parecido com o chapéu seletor de Harry Potter XD



Passando desta fase tensa coloque o papel cartão da aba, lembrando da costura de dentro tem que estar na parte de baixo da aba da cartola. Agora prepare-se para colar mais. Lembra das rebarbas que colocamos para cima? Lambuse aquela area circular com a cola de contato com a parte de dentro do cilindro e cole.



TANDANNN!!!!!!!!

Nossa cartola está prontinha!!!



DECORANDO!!!

Agora é hora de abusar da criatividade. Você pode usar:

  • Rendas
  • Fitas
  • Tule
  • Pedrinhas
  • Citrilhos
  • Tudo que tiver em casa e na mente XD



Eu fiz assim. Tenho alguns 10 metros de renda preta para as anaguas Meiko. Achei que 20 cm não fariam falta XD

Colei com cola de Isopor nas pontinhas da aba da cartola.



Para ficar assim:



Com uma fita grande larga eu usei na base do cilindro da cartola. Faça um bom acabamento colocando para dentro o final da fita e alinhando com a metade do cilindro. Tendo cuidado que cola de isopor demais acaba manchando a fita. Use pinguinhos ^^



Decidi fazer uma massaroca de fitas de chamar de laço XD Minha criatividade vooa XD

Usei um pedaço de fita grossa para fazer duas perninhas e com fitas médias comecei a fazer aqueles laços simples. Cole com cola de isopor.



Fui fazendo uma especie de asteristico. Lembrando de não colocar o eixo norte sul XD



Com a fita fina preta eu peguei a minha mão e dei 7 voltas em torno da minha mão. Tome nota das pontas do inicio e fim fiquem no centro do laço.



Para finalizar, pegue outro pedaço de fita e amarre bem firme. Firme mesmo, para o meio não se soltar. Puxe as laterais abrindo os laços.


Para Finalizar coloquei 2 pedrinhas tipo gotas na parte preta já aberta da fita.



Para colar use a cola de isopor e centralize a fita no meio da cartola. Atente-se para pegar a parte onde era o centro do cilindro e da fita branca.




Prontinho!! Está aê sua cartola para visitar uma sala de Lolitas ou para uma Festa do Chá!!



Estou achando que vou ter que fazer outra cartola, a Gama já sequestrou a minha XD


Espero que vocês tenhão gostado do tutorial. Desculpa o fato dele ser grande, mas precisava explicar direitinho. Escolhendo bem a proporção do molde você pode fazer sua cartola de qualquer tamanho ^^

Valeu pela atenção e mil beijocassss

12 Comentários:

Personal Lines disse...

dica incrível pra essa cartola *________________*
muito obrigado por postar
*salvou minha vida*/ zoa
mas a cartola ficou bem rox *_*

Yui disse...

Aaaahh... kawaii *--*
agora quero fazer uma tbm =D

Aninha disse...

Muito bom!!
Vou tentar fazer =D...
Obrigada pela dicaaa!!!

Unknown disse...

Achei muito kawaii. *-*
Mas como faço para prende-la na cabeça.;; xD

bjs. ;*

Bárbara Rodrigues disse...

Perfeito :D
ameiiiii
fico muito lindaa
sou modelo fotografica e ja usei..
todos amaram *----*
fez muito sucesso..

Maria Mendes disse...

muito legal!! facil de fazer ta tudo bem explicado! =) e ficou linda!

Silvia Elias disse...

Amei a sua forma de passar o que vc sabe.
Ficou linda.
Os meus alunos amaram.
Bjocas

Waldi disse...

Cara Valeu mesmo por este post!!!
Maravilhoso!

JulianaCros disse...

Já tentei fazer costurado e naum dei conta, mas com papel sou fera, ficou legal também http://julianacros.blogspot.com/2011/08/pequena-cartola.html http://julianacros.blogspot.com/2011/09/como-fazer-uma-pequena-cartola.html até mais xD

Ricardo Horacek disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Obrigada por compartilhar.
Eu fiz e deu super certo.
Boa Sorte,Sucesso e Paz.

Anônimo disse...

Vou fazer pra um cosplay de lolita