Como fazer um cosplay

Acho que todos já chegam a essa dúvida inicial. Como posso começar a fazer cosplay??

Então eu não posso tomar a iniciativa por você, mas posso dar um empurrãozinho. Vamos começar:

Acho que todos já estão carecas de tanto saber o que é cosplay, mas aqui vai um big resumo. Cosplay é a arte de se fantasiar com o personagem de anime, game ou filme que você deseja, onde você pode exibir o seu cosplay em Eventos de Anime, Fotologs, Blogs ou sites de exibição de fotos cosplay como Cosplay Brasil, Cosplay.com, Cosplay Lab e o mais recente Cosspace.

Nos Eventos de Anime é comum existir Concurso Cosplay onde nele os cosplayers concorre valendo premio, nele também há as divisões de desfile, individual tradicional, individual livre, grupo tradicional e grupo livre. Vamos a cada um:

  • Desfile - É a simples avaliação onde o cosplayer sobe no palco sozinho e vai até a ponta central para melhor visão dos juízes. É o seu momento modelo da Victória Secret. XD
  • Individual Tradicional - O cosplayer representa numa pequena apresentação (geralmente de 1 a 3 minutos, depende das regras de cada evento) voltada ao anime de referência.
  • Individual Livre - O cosplayer representa numa pequena apresentação (geralmente de 1 a 3 minutos, depende das regras de cada evento) mas com mais liberdade de criação. O cosplay pode inventar o que quiser, mas que seja com o famoso BOM SENSO. Por favor, nada de mostrar a piriquita ou o papagaio, muito menos o fio fó no palco XD
  • Grupo Tradicional - É o mesmo esquema do individual tradicional, o que muda é o fator que o cosplayer pode apresentar com mais pessoas no palco. Geralmente é de 2 a 12 integrantes, mas varia de evento para evento.
  • Grupo Livre - É o mesmo esquema do individual livre, o que muda é o fator que o cosplayer pode apresentar com mais pessoas no palco. Geralmente é de 2 a 12 integrantes, mas varia de evento para evento.

Então se gostou dos concursos FIQUE ALERTA, leia sempre as regras de CADA CONCURSO, porque elas podem ser diferentes e principalmente para tomar cuidado para não ser desclassificado por bobeira como falar palavras de baixo calão como puta que pariu ou tacar algo para fora do palco ou se tacar para fora do palco XD

Enfim, vamos o passo a passo de como fazer cosplay. Primeiramente você vai escolher o personagem no qual você mais se identifica. Por exemplo, meu primeiro cosplay foi a Tenten de Naruto, quando eu decidi fazer ela eu primeiro procurei a quem poderia costurar (no meu caso foi minha mama, depois foi minha sogra e agora sou eu mesma XD). Procure uma costureira ou peça indicação de algum cosplay para alguma costureira.

Pesquise materiais. Em tecidos se você mora no Rio de Janeiro, você pode procurar lojas especializadas em vendas: (NOTA: Peça sempre desconto ^^)

  • Centro: Turuna e Casa Pinto na Rua Bueno Aires.
  • Madureira: Rua atrás do Shopping São Luiz e na Rua do Colégio Elite (desculpa esqueci o nome)
  • Penha: Avenida Nossa Senhora da Penha. (Grande Polo de Malhas)
  • Caxias: Na Avenida Nilo Peçanha.
Se você mora em outros estados, peça ajuda da mamãe, costureira ou outro companheiro cosplay.

Cabelos e Perucas: Eu dou a sugestão para o primeiro cosplay fazer com seu próprio cabelo, mas se a vontade é muita de ter aquela peruca linda de cores diferentes você tem 3 opções:

  • Ebay: É um site de vendas internacional (tudo em inglês em bom tom). Tenha em mãos um cartão internacional e acompanhe sempre o jornal de economia, a cotação do dolar anda nas alturas. MAS pode ser uma opção barata. Use como busca WIG (peruca em inglês) e a cor desejada. Antes de efetuar a compra você tem que se cadastrar pelo Paypal, mas é simples. A peruca vem em prazo de 10 a 2 meses e o fio é internacional (Japonês ou coreano geralmente)
  • Mercado Livre: Site brasileiro de vendas de produtos, mas tome cuidado os fios geralmente são nacionais e algumas não são tão boas quanto as de fio internacional. Procure lojas com boa referência ou indicações de amigos. Use na busca Perucas e a cor desejada. O preço de vez enquando é mais salgado que no Ebay, mas o prazo de entrega é de 2 a 15 dias.
  • Lojas de perucas ou de fantasias: Aqui no Rio, em especial no SAARA é comum ter lojas de época que tem estoques das famosas perucas de saquinho. São de fio nacional e não existe de tamanhos maiores de 70 cm. Em São Paulo há uma famosa loja chamada Estoril onde ela faz a peruca por encomenda, mas infelizmente o preço não tão acessível, mas elas são de boa qualidade e vem do modo que você deseja.
Lentes: Muitos, como eu não nasceram com os lindos olhos azul turquesa ou branco Neji, meus olhos conseguem a façanha de misturar castanho com verde. Então a melhor sugestão é adquirir uma lente de contato colorida. Nas óticas elas são vendidas por 150,00 a 500,00 reais, mas eu te dou a solução mais simples. No Mercado Livre há uma loja que vende as Lentes Solótica Hidrocharme por 73,00 reais e as de cores diferentes como branco, preto, vermelho e amarela por 99,00 reais. Não estou ganhando nada por isso, mas indico pelo fato de ser barato e entrega em todo o Brasil pelos correios. Elas tem duração de 1 ano.

Sapatos: Está aê uma parte difícil do cosplay. Eu sempre acabo dando sorte de achar os sapatos mais parecidos por preços baratos, mas de vez enquando temos que pensar como vai fazer o sapato do seu cosplay. Botas e sapatos antigos podem receber tintura de spray ou encapamento por malha. Outra solução mais carinha é a famosa ida ao sapateiro e pedir para ele fazer milagre. Fiquem sempre de olho nas lojas de sapatos, de vez enquando você acha o escolhido na ultima prateleira. Uma dica: SE ACHAR, COMPRE NA HORA. Se não acaba, volta pro revendedor e você fica a ver navios.

Acessórios: Não é tão difícil, mas você quebra a cabeça para fazer-los. Pesquise sempre materiais: E.V.A, papel paraná, papel cartão, acetato, fibra de vidro, durepox, papel machê. Isso varia de acessório para acessório. Um anel pode ser feito de durepox e uma armadura de E.V.A. Peça sempre conselhos de pessoas que já utilizaram esses tipos de produtos. OU se tiver preguiça, compre pelo ebay ou stands em eventos.

Creio que já passei os principais pontos para a realização de um cosplay. Agora é lembrar que ISSO TUDO É DIVERSÃO. Cada um constrói o seu mundo com suas atitudes, mas pode destruir com uma palavra. Sempre ajude e respeite o próximo. É a minha dica ^^

Beijocas

0 Comentários: