Tipos de Tecidos

Bom, hoje eu vou explicar o que ando aprendendo no curso de Moda da CUFA. Muitos passam longe destes nomes, mas é bom grava-los para pesquisar o melhores tipos de tecidos para o seu cosplay. Existe uma grande variedade de tecidos, mas vou tentar falar um pouco de cada tipo.

Todo tecido vem da fibra, ela é diferente da que o nosso organismo precisa, mas é semelhante como estrutura. É um material dotado de características técnicas, como resistência, flexibilidade, comprimento e espessura. Assim para serem transformadas em fio, lembrando que todo material fiado é fibra. Sua estrutura pode ser de origem animal, vegetal ou sintética. (Eu não vou citar a mineral, mas se na lojinha de tecidos tiver qualquer tecido de amianto, pelo amor de cristo NÃO COMPREM, elas causam efeito cancerígenos).

Fibras Naturais:


Fibras Químicas: Elas são divididas em Artificial e Sintéticas:

  • Artificial: é obtida por transformação química de um produto que já existe, origem celulose modificada (viscose, acetato e tencel ou liocel)
  • Sintética: começa pela transformação de um derivado de petróleo (Momento gestora de petróleo: Polimeros XD) (poliéster, poliamida ou náilon e acrílico)

Vamos lá agora as coisas mais praticas. Eu tenho uma preferencia para usar Oxford, Brim e malhas de Viscolycra em geral.

Oxford é feito com poliéster e não amarrota muito, é facil de cortar e de costurar também. (NOTA: são baratas, em média de 3 a 6 reais o metro)

Brim é ótimo para coisas mais rigidas (kimonos, jaquetas, calças entre outras coisas), mas tendem a dar dor de cabeça quando elas são mais grossas, pois a agulha tendem a quebrar. Procurem Brim sarjado que são mais finos, fortbrim são os mais duros. (Nota: Preço médio de 7 a 11 reais o metro)

Viscolycra é um pouquinho dificil de costurar pelo fato de esticarem, se não tomarem cuidado o tecido reto vira franzido. São leves e dão ótimos caimentos em saias e vestidos. (Nota: Vende-se por Kilo, geralmente por 19 a 35 reias. Isso rende aproximadamente 3 a 5 metros)

Courino e vinil são a variação sintética do couro, são um pouco mais maleaveis, mas são pesados, duros e se costurar errado vai ficar com o buraquinho da costura errado XD

Pelucias e veludos são fofinhos, gostosos de acariciar e de usar como coberta XD Tem variações de cores, texturas e fofuras. Para costurar depende de cada tipo. (Nota: Alguns veludos desfiam muito).

Creio que consegui ajudar no quesito tecidos. Existem outros tecidos como Gabardine, Cetin e entre outros, mas eles são variações de seda ou de outros tecidos químicos. Gabardine é o mais fosco e Cetin em fotos brilha d+. XD

Beijocas e até breve

0 Comentários: