Bushido, o caminho do guerreiro.


O Bushido foi formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo, um código de conduta não-escrito e um modo de vida para os Samurai, que fornecia parâmetros para esse guerreiro viver e morrer com honra.

Em função das influências do Budismo, os samurais não temiam a morte, pois acreditavam na existência da vida após a morte.

Os samurais também não temiam os perigos, uma vez que as técnicas de meditação do Zen foram usadas como um meio de limitar esse temor. Com os ensinamentos Zen, os samurais buscavam entrar em harmonia com seu Eu interior e com o mundo a sua volta.

Seu maior princípio era buscar uma morte com dignidade, conforme expresso no Hagakure (oculto nas folhas), um dos mais importantes tratados acerca do Bushido, escrito por Yamamoto Tsunetomo, um samurai da província de Nabeshima, atual Saga, em 1716.

Um samurai jamais poderia se entregar e deveria estar sempre preparado para a morte. Além disso, a honra do samurai, de seus antepassados e de seu senhor deveria ser preservada por ele. Outros aspectos importantes é que um samurai jamais pode fugir de uma luta. Mesmo apenas um samurai contra um exército de oponentes, ele não pode abandonar a luta. O samurai também deve estar sempre do lado da justiça e ter compaixão com seu inimigo derrotado ou mais fraco. Lealdade, etiqueta, educação e noção de gratidão eram outras coisas que o Bushido pregava.

A etiqueta deve ser seguida, todos os dias da vida cotidiana, assim como na guerra pelos samurais. Sinceridade e honestidade são as virtudes que avaliam suas vidas. Transcender um pacto de fidelidade completa e confiança esta ligado à dignidade. Os samurais também precisavam ter autocontrole, desapego e austeridade para manter sua honra, em função disso, podemos dizer que o samurai é o guerreiro completo.


Virtudes do Bushido

1. GI - Justiça e Moralidade
Atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar;

2.YU - Coragem
Bravura heróica;

3.JIN - Compaixão
Benevolência, simpatia, amor incondicional para com a humanidade;

4.REI - Polidez e Cortesia
Amabilidade;

5.MAKOTO - Sinceridade
Veracidade total, nunca mentir;

6.MEIYO - Honra
Glória;

7.CHUGO - Dever e Lealdade
Devoção, Lealdade



DIGNIDADE SE CONQUISTA, NÃO SE NASCE COM ELA.

Pensamentos sobre o dia 15 de Fevereiro.

4 Comentários:

plumoon disse...

Estas virtudes estão em falta na humanidade...

^^V

gostei do texto.
tenho que escrever coisas mais legais assim no meu blog rs
só sei escrever sobre cosplay e sobre doramas *_*

bjussssssss

Anne disse...

Que foto LINDA!
O Flá tinha me explicado isso do Bushido! Muito legal! ^^

;***

plumoon disse...

sim sim kero ver sua Zelda *-*

Gamegirl35 disse...

Ah, sounds interesting here. I always wanted to learn the Martial Arts, but never got the chance to.